Publicações HOB


II Volume Horizonte Oceânico Brasileiro

Este II Volume “Educomunicando em Redes” evidencia a perspectiva do trabalho em redes do PainelMar e do Programa HOB. Redes de conhecimento, redes de pesquisa-ação, redes científicas, redes comunitárias… são diversas as possibilidades que conectam pessoas e/ou instituições em prol de uma causa em comum! Com o advento dos meios tecnológicos, estas conexões estão cada vez mais rápidas, organizadas e globais. Entretanto, ainda existem diversas lacunas para garantir que o fluxo de comunicação entre as redes e os inúmeros públicos possíveis seja cada vez mais eficiente.

I Volume Horizonte Oceânico Brasileiro

Este VOLUME reúne o trabalho dos 8 Times de Pesquisa-Ação do Programa HOB, juntamente com um estudo de caso sobre o petróleo no mar brasileiro, realizados no segundo ciclo de atuação do programa. O processo de trabalho inter-geracional, dialógico e transversal que estes times exercem, caracteriza os resultados deste documento e “estica” os horizontes de contribuições das ciências do mar no desenvolvimento de políticas públicas.

Síntese para Tomadores de Decisão – I VOLUME HOB

Condensar as informações de forma objetiva para que possam servir como um direcionamento para Tomadores de Decisão interessados em uma fundamentação das temáticas costeiras e marinhas relacionadas aos 3 Poderes e sociedade como um todo.

II Plano de Ação Inter-redes

No primeiro semestre de 2020, o II Seminário Inter-redes do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro promoveu encontrou dos 8 Times de pesquisa-Ação do Programa HOB com diferentes atores da sociedade para a validação e incitação de um novo Plano de Ação para o ciclo seguinte de atuação do Programa. Este documento traz os objetivos, insumos, processos e resultados esperados de cada Time que são materializados até o próximo ciclo de atuação (Saiba mais neste site em “O Programa”).

I Plano de Ação Inter-redes

O Documento foi elaborado durante a primeira reunião estratégica de constituição do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro, o I Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas, onde pesquisadores e profissionais de diversos setores se dividiram em Grupos de Trabalho e definiram os atuais Times de Pesquisa-Ação do Programa.
Organizações Mantenedoras