Curso Educom Socioambiental


Diante dos objetivos da Década dos Oceanos, a Educomunicação Socioambiental é considerada pelo Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB) uma estratégia eficaz de integração e engajamento de redes na promoção da Cultura Oceânica. A intencionalidade de uma formação em Educomunicação, reflete a preocupação do Programa HOB com a execução de meios de diálogo com a sociedade, de mediação cultural, de produção de conteúdo com potencial de difusão do conhecimento, e da inserção de práticas colaborativas e transversais nas dinâmicas do Programa. Dessa demanda, nasce o Curso de Educomunicação do Programa HOB, organizado por membros do Programa, profissionais da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e do Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA/UDESC), buscando dar subsídios para que as redes componentes do Programa HOB possam aprimorar suas práticas educomunicativas.

Realização: PainelMar – Programa Horizonte Oceânico Brasileiro com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Parceria: Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Laboratório de Educação Linguagem e Arte da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Apoio: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Organização: Adayse Bossolani da Guarda, Isabelle da Silveira, Leopoldo Cavaleri Gerhardinger, Vanessa Elias Gomes da Silva, Rafael Gué Martini, Claudemir Edson Viana

Coordenação, supervisão e apoio técnico: Patrícia Zimermann, Rafael Gué Martini, Vanessa Elias Gomes da Silva, Miquéias Padilha, Mairan Rocha da Rosa, Juliana Valbert, Cameron Ventura

Formadores ABPEducom: Paola Prandini, Isabela Rosa da Silva, João Ricardo Cararo Lazaro, Patricia Zimermann


Plataforma de aprendizagem

A produção da 1ª edição do curso Educomunicação Socioambiental na Prática: saberes para a mobilização em rede aconteceu em uma sala na Plataforma Moodle, com atividades síncronas e assíncronas, onde o conteúdo foi inserido gradativamente respeitando a carga horária de cada um dos seus quatro módulos. As atividades síncronas foram gravadas e disponibilizadas na sala, sempre articuladas com atividades práticas e de reflexão sobre o conteúdo, aproveitando a variedade de possibilidades da plataforma.

Público-alvo

O público-alvo da 1ª edição do curso Educomunicação Socioambiental na Prática: saberes para a mobilização em rede foi basicamente as redes que compõem o Programa Horizonte Oceânico Brasileiro.

Número de vagas

Foram disponibilizadas 50 vagas para a 1ª edição do curso Educomunicação Socioambiental na Prática: saberes para a mobilização em rede, por conta da capacidade de suporte e acompanhamento do progresso de cada participante.

Duração do curso

A 1ª edição do curso Educomunicação Socioambiental na Prática: saberes para a mobilização em rede aconteceu entre setembro e dezembro de 2020. Iniciou em 26 de setembro com uma live de abertura e boas-vindas aos 50 cursistas, contando com atividades síncronas e assíncronas até o dia 12 de dezembro. Devido ao período turbulento de pandemia, muitos participantes não conseguiram se organizar para participar neste período de atividades. Dessa forma, os responsáveis pelo curso decidiram por prorrogar o prazo para finalização das atividades, de maneira assíncrona, até o dia 30 de abril de 2021. Totalizando o período de aproximadamente 6 meses para a realização das 40 horas de atividades e conclusão do curso.

Produção de Imagem e Jingle: Vanessa Elias Gomes da Silva

Módulos

Módulo 1 – Gestão da Educomunicação em projetos socioambientais em rede, por Paola Prandini

Carga horária: 07 horas

Objetivo: apresentar aos/às cursistas os principais conceitos sobre Educomunicação, seus pressupostos teóricos, as possíveis áreas de intervenções, bem como a aplicação de metodologias educomunicativas em projetos socioambientais. Com o foco em Gestão da Comunicação e na Pedagogia de Projetos, o/a cursista aprenderá todo o passo a passo de um projeto, desde a concepção à realização prática. Ao final do módulo, espera-se que os/as participantes compreendam as bases da Educomunicação, assim como terem instrumentos para refletir sobre práticas já existentes e/ou projetos socioambientais ainda não iniciados.

Módulo 2 – Educomunicação e os ODS: Mobilização de redes, por Isabela Rosa da Silva

Carga horária: 08 horas

Objetivo: apresentar aos/às cursistas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e reflexões acerca de práticas educomunicativas que possam auxiliar na mobilização das redes em diferentes territórios para o cumprimento da Agenda 2030. Com foco em comunicação para mobilização social, o/a cursista terá bases teóricas e práticas para pensar estratégias e práticas de comunicação para divulgação e disseminação de informações em suas localidades. Ao final do módulo, espera-se que os/as participantes se apropriem de ferramentas (Canva e Fanzine) e consigam planejar e executar projetos de comunicação para as redes.

Módulo 3 – Mediação tecnológica com foco na cobertura colaborativa, produção audio-scripto-visual e redes sociais, por João Ricardo Cararo Lazaro

Carga horária: 13 horas

Objetivo: apresentar aos/às cursistas as possibilidades de mediação tecnológica com foco na cobertura colaborativa, produção áudio-scripto-visual e redes sociais, que podem colaborar na mobilização das redes em diferentes territórios para o cumprimento da Agenda 2030. Com foco na prática da técnica de recursos tecnológicos, o/a cursista terá bases práticas para realizar ações como webinários e produção de vídeos. Espera-se que os/as participantes se apropriem de ferramentas e consigam planejar e executar webinários e vídeos.

Módulo 4 – Podcast na Cultura Oceânica: Democratização e divulgação científica educomunicativa, por Patricia Zimermann

Carga horária: 08 horas e 10 minutos

Objetivo: apresentar aos/às cursistas a importância da ciência em nosso cotidiano, desenvolver e difundir conhecimentos em comunicação e cidadania a fim de ampliar seu alcance em ambientes capazes de orientar políticas públicas. Neste caso com ênfase na produção de podcast alinhados aos ODS, especialmente ODS 14 no contexto de uma Cultura Oceânica para a Década do Oceano, e buscar o desenvolvimento de pensamento crítico a fim de tomar uma posição no discurso da sustentabilidade. Esperamos que os cursistas compreendam a importância da democratização e divulgação científica, sobretudo as variadas narrativas e possibilidades para iniciar processos em comunicação para a ciência cidadã em suas comunidades.


A partir da finalização desta edição do curso, haverá uma adaptação da plataforma e dos módulos já existentes para o modelo de autoaprendizagem (MOOC – Massive Online Open Course), além disso será inserido um 5º módulo que abordará o tema do advocacy. Nesta nova edição o curso será disponibilizado para o público externo ao Programa HOB, dando início ao Programa de Jovens Embaixadores da Educomunicação nos 17 estados costeiros do Brasil, em parceria com a Rare Brasil.

Veja o vídeo que foi produzido pelos graduandos do Departamento de Licenciatura em Educomunicação da Universidade de São Paulo, matriculados na disciplina “Processos Educomunicativos em Educação à Distância II” ministrada pelo Professor Marciel Consani. Que participaram do curso e realizaram vídeo institucional incorporando a abordagem audiovisual de diversas correntes não-ficcionais, tais como a vídeo-reportagem e minidocumentário para divulgação das ações do Programa HOB e do PainelMar.


Organizações Mantenedoras