Financiamento

A Secretaria Executiva do PainelMar é responsável pela articulação das orientações estratégicas sugeridas no âmbito do Plenário de Membros e é responsável por apoiar e supervisionar a descentralização de recursos financeiros para ações endossadas pelo PainelMar, responsabilizando-se pela prestação de informações ao Plenário de Membro (conforme Artigo 6 do Acordo Constitutivo).

Compete ao Plenário de Membros apoiar a Secretaria Executiva na mobilização de recursos e capacidades para alavancar ações alinhadas ao Documento Base e iniciativas associadas.

Todos os signatários, levando em conta suas responsabilidades comuns e na medida de suas capacidades e disponibilidades, devem participar das ações conjuntas definidas no âmbito do PainelMar, contribuindo, quando possível, com alocação de pessoal, recursos, conhecimento e tecnologia. Muito além do apoio financeiro, ressaltamos que nossas atividades são baseadas na contribuição voluntária dos membros.

Atualmente, o PainelMar tem o apoio financeiro majoritário da Fundação Grupo Boticário e do Instituto Linha D’Água, contribuindo com a operacionalização da Secretaria Executiva entre 2019-2022 e a condução de atividades do programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB). O apoio financeiro do Projeto Future Earth e da RARE Brasil complementam e expandem as ações dos times de pesquisa-ação. O projeto “Coordenação de redes-de-conhecimento para a coevolução da governança policêntrica do oceano brasileiro” (FAPESP Processo no. 2016/26158-8) realizado pelo Laboratório de Ecologia, Conservação e Manejo do Instituto Oceanográfico de São Paulo vem contribuindo diretamente para a evolução das redes de aprendizagem associadas ao programa HOB.