Quem Somos

O PainelMar é uma plataforma colaborativa de natureza mista (academia, sociedade civil e entidades governamentais), voltada para a articulação de redes de conhecimento costeiro-marinhas.

Acesse o Acordo Constitutivo


Plenária de Membros

Para atingir os objetivos do PainelMar a articulação da plataforma colaborativa tem como respaldo legal o Acordo Constitutivo, um documento que visa promover comprometimentos voluntários recíprocos e específicos, atribuídos aos órgãos que constituem o PainelMar, mobilizando capacidades individuais e coletivas em prol de uma missão comum.

A Plenária de Membros é o órgão de compartilhamento de informações e tomada de decisão sobre o direcionamento estratégico do PainelMar, assegurando o cumprimento de sua visão, missão e objetivos.É composta por número ilimitado de representantes das instituições e indivíduos membros do PainelMar.


Secretaria Executiva

A Secretaria Executiva é composta por membros da plenária e abriga administrativamente as atividades referentes ao funcionamento do PainelMar.


Adayse Bossolani da Guarda (2019 – atualmente)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0740362786085413

Cursou graduação em Bacharel Interdisciplinar em Ciências do Mar pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Atualmente é estudante de de Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Santa Cecília e Secretária Executiva do Painel Brasileiro para o Futuro dos Oceanos (PainelMar). Colaboradora voluntária do Grupo de Trabalho Ouvidoria do Mar; colaboradora voluntária da ONG Consciência Pela Cidadania (Concidadania), Promotora Legal Popular formada pela União de Mulheres do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de políticas públicas para a gestão costeira, redes de conhecimento, gestão costeira integrada e relações socioambientais.

Leopoldo Cavaleri Gerhardinger (2015 – 2020)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8961538457341912

Integrante da Secretaria Executiva do PainelMar, cientista da área da etnoecologia, etnoconservação marinha e governança do oceano. Está envolvido na construção de redes de aprendizagem para ação, utilizando métodos inter- e transdisciplinares e promovendo o engajamento voluntário para o aperfeiçoamento da governabilidade e saúde dos oceanos (https://leocavaleri6.wixsite.com/oceanhealersunite).


Bianca Gabani Gimenez (Março 2020 – atualmente)

Graduanda em Oceanografia pela Universidade de São Paulo, realizando pesquisa com a relação do Lixo Marinho e transporte por correntes superficiais. Colaboradora do Programa de Políticas Públicas do IOUSP e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano. Estagiária do Programa HOB – PainelMar e é membra do time Justiça Socioambiental.

Marcela Dálete de Moraes Santos (Agosto 2019 – atualmente)

Graduanda em Ciências Ambientais – UnB, com enfoque na temática de conflitos socioambientais e ecologia. Integrante do Núcleo de Estudos Amazônicos – NEAz/CEAM/UnB. Estagiária do Programa HOB – PainelMar e colaboradora no capítulo do Time de Educomunicação SocioAmbiental.

Vanessa Elias Gomes da Silva (Maio 2020 – atualmente)

Graduanda de Licenciatura em Educomunicação (ECA/USP), dedicada às vertentes da Educomunicação “Produção Midiática à Serviço da Educação” e “Expressão Comunicativa Através das Artes” por meio de projetos de iniciação científica e de cultura e extensão. Membro do Time de Educomunicação Socioambiental Costeira e Marinha e estagiária do Programa HOB, colaboradora do Capítulo de Educomunicação SocioAmbiental e do Plano de Ação Inter-redes.

Gabriela Kostrzewycz Pereira (Junho 2019 – Junho 2020)

Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), graduanda em Oceanografia no Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuou como estagiária no Programa HOB e é membra do time de Estressores Ecossistêmicos e Cenários Futuros. Atualmente trabalha pela saúde e sustentabilidade do oceano através da Geração Oceano X (GOX).  

Marilia H. F. Arantes (2019)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0744039661661609

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Durante a graduação, na UnB, teve a oportunidade de realizar projetos de pesquisa acerca de violência de gênero e participação de mulheres no legislativo africano, além de ter presidido o Centro Acadêmico de seu curso. Também em Brasília, teve a oportunidade de estagiar no Escritório do Coordenador Residente das Nações Unidas e no Setor de Ciências Naturais da UNESCO – quando se apaixonou pelo tema do Desenvolvimento Sustentável. Atualmente, compôr a Secretaria Executiva do PainelMar tem sido um grande aprendizado para Marilia, que prepara-se para iniciar o mestrado em Relações Internacionais na Universidade Centro Europeia, onde conseguiu uma bolsa, em Agosto, para pesquisar acerca da transição verde na China. A partir de então, deixará a Secretaria Executiva, sem, no entanto, deixar de colaborar remotamente com o Painel.


Leandra R. Gonçalves (2015 – 2019)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8461942312318325

Bióloga, mestre em biologia animal, e doutora em relações internacionais. Atualmente, é pós-doutoranda no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, no âmbito do Projeto temático FAPESP “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática”. Ao longo dos 15 anos de atuação profissional, Leandra trabalhou em várias organizações não-governamentais, tais como Greenpeace e Fundação SOS Mata Atlântica. Com interesse voltado a interação entre o conhecimento e a construção de políticas, atua ativamente em diversas redes de conhecimento, bem como, busca construir pontes junto aos tomadores de decisão. É pesquisadora da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, e também do Earth System Governance Project.


Daniele Vila Nova (2015 – 2018)

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7089890791632018

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Tem ampla experiência na área de conservação costeira e marinha, principalmente relacionado ao planejamento espacial costeiro e marinho, áreas prioritárias para conservação e pesca artesanal. Além disso, tem envolvimento em diversas iniciativas para integrar e promover o engajamento de atores/instituições em ações voltadas à sustentabilidade costeiro-marinha no Brasil. É membro do comitê de políticas marinhas da Society for Conservation Biology desde 2014, e a partir de 2016 integrou a comissão mundial de áreas protegidas da IUCN.


Organizações Mantenedoras