Programa Horizonte Oceânico Brasileiro apresenta:


EDITORIAL

O ano de 2021 dá início à Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, conhecida também como Década do Oceano. Até 2030, esta será uma janela de oportunidades para consolidar a base de conhecimentos para uma gestão efetiva dos ecossistemas costeiros e oceânicos, além de aprimorar a interface da política e da ciência na implementação da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para a construção da Ciência Oceânica na perspectiva inter-redes do Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano – PainelMar, é fundamental que sejam criados espaços de colaboração participativa dos diversos atores que operam a governança costeira e marinha.

O PainelMar é fruto da expansão do número de redes costeiras e marinhas nas últimas duas décadas, e da necessidade de buscar maior articulação e sinergia entre elas. Durante a realização da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável no município do Rio de Janeiro em 2012, os precursores do PainelMar notaram um distanciamento entre processos de tomada de decisão (conduzidos durante a RIO+20 no Centro de Convenções Riocentro) e as discussões populares (centenas de eventos auto-gestionados no âmbito da Cúpula dos Povos que ocorreu no aterro do Flamengo). A preparação do Rascunho Zero do PainelMar foi iniciado no âmbito destas discussões (2012) e culminou com a definição de um Documento Base em 2015 durante um seminário inaugural de lançamento. Nesta ocasião, surgiu também a proposta de desenvolvimento de um Acordo Constitutivo para nortear a governança desta rede de redes, bem como de um plano de ação estratégico para orientar as ações práticas a serem tomadas pela Secretaria Executiva e os membros do PainelMar, além dos projetos, ações e programas desenvolvidos por estes.

No Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), os Times de Pesquisa-Ação são grupos formados por pessoas, instituições e redes costeiras e marinhas que constroem colaborativamente espaços para aprendizagem coletiva, buscando ampliar o protagonismo de profissionais em início de carreira, para que estes atuem na interface do conhecimento e da política para os temas do mar brasileiro.

Estamos na metade desta jornada e apresentamos aqui o II Volume Horizonte Oceânico Brasileiro – Educomunicando em Redes, com um conteúdo que integra o conhecimento que vem sendo construído pelos Times, através de um modelo operacional inter-redes experimental.

Os conhecimentos desenvolvidos buscam debater temas de relevância para a saúde do oceano e costa brasileiros, dentro das perspectivas dos Estressores Ecossistêmicos e Cenários Futuros, Planejamento Espacial Marinho, Redes Internacionais de Aprendizagem, Justiça Socioambiental, Política e Governança Internacional Marinha, Pesca Sustentável, Mandato Coletivo e Educomunicação Socioambiental.

A Educomunicação no Programa HOB vai além do Time de Pesquisa-Ação homônimo, sendo um eixo transversal da implementação das ações previstas para os quatro anos do Programa, de 2019 a 2022. Seu conceito fundamental é trabalhar os aspectos da Comunicação e da Educação a partir das experiências e realidades locais, transcendendo hierarquias e fronteiras da produção do saber, em uma construção dialógica de apropriação das mídias e tecnologias da informação, para criar narrativas que retratam as expressões artísticas e/ou realísticas individuais e comunitárias.

Este II Volume “Educomunicando em Redes” evidencia a perspectiva do trabalho em redes do PainelMar e do Programa HOB. Redes de conhecimento, redes de pesquisa-ação, redes científicas, redes comunitárias… são diversas as possibilidades que conectam pessoas e/ou instituições em prol de uma causa em comum! Com o advento dos meios tecnológicos, estas conexões estão cada vez mais rápidas, organizadas e globais. Entretanto, ainda existem diversas lacunas para garantir que o fluxo de comunicação entre as redes e os inúmeros públicos possíveis seja cada vez mais eficiente.

Passados quase quatro ciclos do Programa HOB, buscamos analisar os processos enquanto parte de um Ecossistema Educomunicativo. Neste ambiente de inovação social, os princípios deste campo do conhecimento da Educomunicação foram sendo absorvidos pelos Times de Pesquisa-Ação. Eventos presenciais com mediação educomunicativa, eventos on-line com oficinas de cobertura colaborativa, produção de materiais em diversas linguagens visuais, como texto, vídeo e áudio, a partir da apropriação das tecnologias, desenvolvimento de ciclo de formação específica para as redes e o protagonismo na gestão de equipes multidisciplinares, são alguns exemplos de práticas onde foram desenvolvidas capacidades alinhadas com a Educomunicação e, consequentemente, dentro de uma perspectiva de Educação Ambiental com potencial transformativo. No caso do Programa HOB, uma Educação voltada à disseminação da Cultura Oceânica.

O PainelMar tem como missão fundamental “atuar como plataforma colaborativa multisetorial de indivíduos e organizações na interface do conhecimento e tomadas de decisão, visando a qualificação de políticas para o uso sustentável e saúde do oceano” (Documento Base – 2015). Logo, o Programa HOB está operacionalizando e impulsionando o cumprimento de objetivos em prol desta missão, em ciclos de pesquisa-ação que culminam em Seminários Inter-Redes Costeiras e Marinhas, nos quais são elaborados os Planos de Ação dos Times HOB.

O planejamento metodológico do Volume II foi construído coletivamente pelos Times HOB, em reuniões realizadas a partir de setembro de 2020. Neste roteiro metodológico foi incentivado que os Times explorassem linguagens audioscriptovisuais diversas, buscando um fio condutor a partir dos questionamentos:

De que forma as ações dos times estão contribuindo para a Década dos Oceanos?

Qual a potencial contribuição das redes costeiras e marinhas brasileiras para uma governança inclusiva da implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável?

Em dezembro de 2020 foi realizado o III Seminário Inter-Redes – Fala, HOB!, momento em que os Times puderam apresentar os temas que vinham sendo norteadores dos seus Planos de Ação e debatê-los com o público em salas virtuais. Todo o material está disponível no canal do Youtube do PainelMar e muitos dos materiais debatidos culminaram em produtos apresentados no presente Volume.

Todos os materiais apresentados no II Volume Horizonte Oceânico Brasileiro – Educomunicando em Redes, foram planejados e produzidos de forma coletiva por Membras e Membros dos Times de Pesquisa-Ação do Programa HOB. Esperamos que a diversidade de linguagens e temas seja inspiradora para compreensão da complexidade que os ecossistemas marinhos e costeiros guardam. E que o conhecimento desenvolvido e transmitido, assim como o processo inter-redes fomentado, tenham impactos positivos na governança inclusiva para a implementação da agenda do ODS 14 e a gestão costeira integrada no Brasil.


Criação e Design da HQ:
Diulie Ane Tavares Carneiro e Rafael Ferreira Langella – Projeto Somos do Mar

Secretaria Executiva Painel Mar
Adayse Bossolani da Guarda
Isabelle da Silveira
Henrique Simões da Costa
Mariana Paul de Souza Mattos

Time Executivo PainelMar
Bianca Gabani Gimenez
Giovanna Santini Ruta Lopes
Giuliani Manfredini
Hiarque de Oliveira Souza
Marcia Gabriella Martins
Sabrina Lemos Valente
Vanessa Elias Gomes da Silva


Acesse os diversos materiais elaborados pelos Times de Pesquisa-Ação, compartilhe em suas redes sociais e nos marque #IIVolumeHOB #PainelMar #ProgramaHOB

Esperamos que você tenha uma ótima experiência!


CLIQUE NO CAPÍTULO PARA ACESSAR O CONTEÚDO










II VOLUME HOB
Clique para Baixar