PainelMar integra processo de revisão do PPPZCM

PainelMar foi convidado a retomar sua participação no Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha (PPPZCM) no contexto de seu processo de revisão, conduzido pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O convite representa o reconhecimento do PainelMar como uma iniciativa estratégica na promoção da educação ambiental na zona costeira e marinha brasileira, e reforça o nosso compromisso com a construção de territórios mais sustentáveis, justos e participativos.

A participação do PainelMar se dará por meio da facilitação da Rede de Comunidade de Aprendizagens do PPPZCM, um espaço colaborativo que reúne diferentes atores sociais em torno de um projeto comum: consolidar a educação ambiental como instrumento para a gestão integrada e participativa do litoral brasileiro.

Como facilitadores da Rede, nosso papel será contribuir diretamente para a materialização das diretrizes, missão e objetivos do PPPZCM no contexto do território nacional, por meio de ações articuladas de formação, mobilização, educomunicação, articulação e planejamento, em sintonia com os demais elos da Rede.

Essa atuação busca fortalecer a governança socioambiental da zona costeira e marinha, ampliando os espaços de diálogo, promovendo a valorização dos saberes locais e estimulando o protagonismo das comunidades tradicionais, pescadoras, quilombolas, indígenas, caiçaras, marisqueiras, entre outras.

Acreditamos que a revisão do PPPZCM é uma oportunidade valiosa para atualizar, aprimorar e fortalecer a política de educação ambiental costeira e marinha, a partir das experiências acumuladas nos territórios e dos desafios emergentes diante das mudanças climáticas, da intensificação das pressões sobre os ecossistemas e da crescente demanda por justiça ambiental.

O PainelMar reafirma, com entusiasmo, seu compromisso com a transformação socioambiental do litoral brasileiro, contribuindo com conhecimento, articulação e ação coletiva para uma zona costeira e marinha mais resiliente, diversa e viva.

Fotos: