Série HOBresponde


Confira a série “HOBresponde”, as perguntas mais votadas pelo público na plataforma sli.do durante o II Seminário Inter-redes, respondidas ao vivo pelos debatedores e debatedoras convidados.

Assista algumas amostras dessa produção, que pode ser encontrada por completo em nossa Playlist “HOBresponde” no Youtube, em nossa páginas do Instagram ou Facebook.


Em que sentido a educomunicação é diferente da educação ambiental participativa?
Quem respondeu essa pergunta, ao vivo, durante o webnar Educomunicação SocioAmbiental no II Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas do Programa HOB foram o professor educomunicador Rafael Gué Martini.

Quais estratégias para implementar (e financiar) em nível local, as ações e políticas estabelecidas em nível global?
Quem respondeu essa pergunta, ao vivo, durante o webinar Política e Governança Internacional Marinha no II Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas do Programa HOB foi a Profª Ana Flávia Platiau, do Instituto de Relações Internacionais da UnB.

Como, em um rede internacional, lidar com diferentes leis entre países? Eu falo em termos, por exemplo, de conservação de espécies.
Quem respondeu essa pergunta, ao vivo, durante o webinar Redes de Aprendizagem Internacionais no II Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas do Programa HOB foi Patrick Christie, professor da Escola de Assuntos Marinhos e Ambientais da Universidade de Washington.

Como, no cenário atual de perda de direitos, a Justiça Socioambiental pode auxiliar as comunidades tradicionais pesqueiras?
Quem respondeu essa pergunta, ao vivo, durante o webinar de Justiça Socioambiental no II Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas do Programa HOB foi a Professora Selene Herculano, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito – PPGSD.

Como o Planejamento Espacial Marinho prevê a participação popular e envolvimento capilar dos atores? Como aproveitar o que vem sendo desenvolvido nos Conselhos das UCs?
Quem respondeu essa pergunta, ao vivo, durante o webinar de Planejamento Espacial Marinho no II Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas do Programa HOB foi a Michele Quesada da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO.

Quais os instrumentos para possibilitar os movimentos sociais e comunidades tradicionais participarem do mandato coletivo?
Quem respondeu essa pergunta, ao vivo, durante o webinar de Planejamento Espacial Marinho no II Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas do Programa HOB foram Henrique Kefalás, coordenador executivo do Instituto Linha D’água e Leopoldo Cavaleri, cientista da área da etnoecologia, etnoconservação marinha e governança do oceano, que deu destaque à uma fala de Kátia Barros, da CONFREM (Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros Marinhos).