Time HOBGovernança

Página em Manutenção

Time Governança e Política Internacional Marinha

O time foi constituído com o objetivo de compreender o posicionamento do Brasil na arena internacional relacionado ao oceano e como isso se relaciona com as ações de governança do oceano em âmbito nacional. O time introduz os principais conceitos e elementos programáticos da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável pautados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, particularmente o ODS 14 – Vida na Água. O time também apresenta o levantamento de dados e reflexões preliminares realizadas sobre as iniciativas de governança, as normativas existentes no Brasil e no exterior que se relacionam às metas do ODS 14 e como estão distribuídas no âmbito Internacional, Federal, Estadual e Municipal. O panorama de normativas apresentado com base no banco de dados inicializado pelo time permite aos participantes do HOB importantes reflexões sobre os mecanismos de monitoramento e controle social da implementação de ODS14 no Brasil; bem como do nível de descentralização que esta agenda de alto-nível requer.


Membros do Time


Alessandra Pfuetzenreuter
Anfitriã do Time- Mestranda em Oceanografia – Gerenciamento Costeiro, Integrante do Laboratório de Gestão Costeira Integrada – UFSC, e membra do Projeto Subsídios para Avaliação do Termo de Adesão de Gestão de Praias. Integrante do GT-Gerco – Babitonga.


Jemilli Castiglioni Viaggi
Mestre em Biodiversidade (UNIRIO). Doutoranda no Programa de Ecologia da UFRJ. Consultora do Instituto Brasileiro de Biodiversidade. Co-criadora do Blog de divulgação científica: Popularizando Ciencia


Mariana Bruck de Moraes Ponna Schiavetti
Doutoranda em Direito e Economia do Mar pela L’École Doctorale de Sciences de la Mer et du Littoral da Université de Bretagne Occidentale. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ Direito e Sustentabilidade e do Laboratório AMURE do Institut Européen de la Mer.


Hiarque de Oliveira Souza
Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Projeto de Pesquisa: Interface entre Direito dos Recursos Hídricos e Gestão Ambiental – Por uma avaliação do Enquadramento como instrumento de planejamento e de proteção ambiental, pela Faculdade de Direito, UnB. Membro pesquisador do Grupo de Estudos em Direito, Recursos Naturais e Sustentabilidade da Universidade de Brasília – GERN/UnB.


Organizações Mantenedoras