Time HOBGovernança

Página em Manutenção

Time Governança e Política Internacional

O time foi constituído com o objetivo de compreender o posicionamento do Brasil na arena internacional relacionado ao oceano e como isso se relaciona com as ações de governança do oceano em âmbito nacional. O time introduz os principais conceitos e elementos programáticos da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável pautados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, particularmente o ODS 14 – Vida na Água. O time também apresenta o levantamento de dados e reflexões preliminares realizadas sobre as iniciativas de governança, as normativas existentes no Brasil e no exterior que se relacionam às metas do ODS 14 e como estão distribuídas no âmbito Internacional, Federal, Estadual e Municipal. O panorama de normativas apresentado com base no banco de dados inicializado pelo time permite aos participantes do HOB importantes reflexões sobre os mecanismos de monitoramento e controle social da implementação de ODS14 no Brasil; bem como do nível de descentralização que esta agenda de alto-nível requer.


Membros do Time


Bruno Libardoni
Anfitrião do time de Política e Governança Internacional. Oceanógrafo, mestre em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – Brasil), mestre em Biodiversidade Marinha e Conservação pelas Gent universiteit (Bélgica), Universidade do Algarve (Portugal), Universität Bremen (Alemanha), Universidad de Oviedo (Espanha), Klaipèdos Universitetas (Lituânia) e Université Pierre et Marie Curie (França), e doutor em Geociências, especialização em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF – Brasil). Fundador da Infinito Mare


Alessandra Pfuetzenreuter
Mestranda em Oceanografia – Gerenciamento Costeiro, Integrante do Laboratório de Gestão Costeira Integrada – UFSC, e membra do Projeto Subsídios para Avaliação do Termo de Adesão de Gestão de Praias. Integrante do GT-Gerco – Babitonga.


Natalia de Miranda Grilli
Mestre em Oceanografia (IO-USP). Consultora de comunicação do projeto “Construindo conhecimento para o combate ao lixo no mar: o Plano de Monitoramento e Avaliação de Lixo no Mar no estado de São Paulo”. Colaboradora na Bloom – Agência de Mudança e no Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do IOUSP. Integrante do Instituto Costa Brasilis. Conselheira da Liga das Mulheres pelos Oceanos.


Jemilli Castiglioni Viaggi
Mestre em Biodiversidade (UNIRIO). Doutoranda no Programa de Ecologia da UFRJ. Consultora do Instituto Brasileiro de Biodiversidade. Co-criadora do Blog de divulgação científica: Popularizando Ciencia


Mariana Bruck de Moraes Ponna Schiavetti
Mestre em Direito Político e Econômico – UPM. Pesquisadora do Projeto de Pesquisa “A estratégia de gestão sustentável dos recursos marinhos vivos e não vivos” UnB, UFC e UPM – CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Direito e Desenvolvimento Sustentável. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP.


Organizações Mantenedoras