Time HOBGovernança

Página em Manutenção

Time Governança e Política Internacional Marinha

O time foi constituído com o objetivo de compreender o posicionamento do Brasil na arena internacional relacionado ao oceano e como isso se relaciona com as ações de governança do oceano em âmbito nacional. O time introduz os principais conceitos e elementos programáticos da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável pautados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, particularmente o ODS 14 – Vida na Água. O time também apresenta o levantamento de dados e reflexões preliminares realizadas sobre as iniciativas de governança, as normativas existentes no Brasil e no exterior que se relacionam às metas do ODS 14 e como estão distribuídas no âmbito Internacional, Federal, Estadual e Municipal. O panorama de normativas apresentado com base no banco de dados inicializado pelo time permite aos participantes do HOB importantes reflexões sobre os mecanismos de monitoramento e controle social da implementação de ODS14 no Brasil; bem como do nível de descentralização que esta agenda de alto-nível requer.


Membros do Time


Alessandra Pfuetzenreuter
Anfitriã do Time Política e Governança Internacional Marinha. Bacharel em Biologia Marinha. Atuei no Projeto Babitonga Ativa. Mestranda em Gerenciamento Costeiro – UFSC. Membro do LAGECI. Atua no Projeto Subsídios para Avaliação do TAGP  para os Municípios. Integrante do GT Gerco do grupo Pró-Babitonga. Integrante do Grupo Conversas do Mar. Integrante do Projeto Multi-Frame. Integrante da Secretaria do GAM-Sul para a Década do Oceano. Integrante da Liga das Mulheres pelo Oceano


Jemilli Castiglioni Viaggi
Mestre em Biodiversidade (UNIRIO). Doutoranda no Programa de Ecologia da UFRJ. Consultora do Instituto Brasileiro de Biodiversidade. Co-criadora do Blog de divulgação científica: Popularizando Ciencia


Mariana Bruck de Moraes Ponna Schiavetti
Doutoranda em Direito e Economia do Mar pela L’École Doctorale de Sciences de la Mer et du Littoral da Université de Bretagne Occidentale. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ Direito e Sustentabilidade e do Laboratório AMURE do Institut Européen de la Mer.


Hiarque de Oliveira Souza
Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Projeto de Pesquisa: Interface entre Direito dos Recursos Hídricos e Gestão Ambiental – Por uma avaliação do Enquadramento como instrumento de planejamento e de proteção ambiental, pela Faculdade de Direito, UnB. Membro pesquisador do Grupo de Estudos em Direito, Recursos Naturais e Sustentabilidade da Universidade de Brasília – GERN/UnB.


Jannine Marquez Lencina Avila
Oceanógrafa especialista no ciclo marinho do carbono. Atualmente pesquisa como melhorar as medições de pH para monitoramento da acidificação em zonas costeiras. Jannine integra a rede de Pesquisa Brasileira em Acidificação dos Oceanos (BrOA) e colabora com o Grupo de Oceanografia em Altas Latitudes, o INCT-Criosfera e a rede GOA-ON. Além da pesquisa, atua na área de comunicação científica com escritas de textos e editoração de revista de divulgação.


Sylvia Helena Alves de Lima  
Estudante no último ano de medicina veterinária pela PUC Minas – Campus Poços de Caldas, já realizou estágio com reabilitação de animais marinhos em Institutos. Tem o sonho de trabalhar na área marinha e colaborar para um mundo melhor e conservar a fauna e flora do planeta. “O mar inspira e me move.”


Guilherme Theodoro Nascimento Pereira de Lima
Graduado em Oceanologia pela FURG (RS) e mestre em Oceanografia Física, Química e Geológica pela mesma Universidade. Sou doutor pela Faculdade de Engenharia Civil (UNICAMP), na área de concentração em Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais. O tema da minha tese está relacionado ao planejamento e gerenciamento costeiro e na análise e quantificação de serviços ecossistêmicos, impactos antrópicos ao ambiente costeiro, ecologia de paisagem e SIG.


Maíra Menezes de Azevedo
Sou Bióloga, Mestre em Imunologia e faço parte da equipe da Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas, que integra a Rede de ONGs da Mata Atlântica. Co-criadora do Movimento Jaguaribe Vivo, componho a Convergência pelo Clima, em Salvador. Integro o Projeto Realidade Climática e o GT Gênero e Clima, do OC. Atualmente, estou envolvida em estudos e ações sobre governança climática participativa, segurança hídrica e políticas de adaptação. Sou também remadora e gosto de estar na água.


Ana Lígia Favaro dos Santos
Oceanógrafa formada pela UFSC e mestra em Engenharia Costeira pela COPPE/UFRJ. Especializada na área da Oceanografia Física, trabalha com modelagem hidrodinâmica ambiental e análise de dados oceanográficos. Tem interesse nas áreas de sustentabilidade e governança, principalmente voltadas para os oceanos. É membro consultora do UFRJ COPRI (Coastal, Oceans, Ports and Rivers Institute) e também é integrante da Liga das Mulheres pelos Oceanos.