Time HOBpem

Página em Manutenção

Time Planejamento Espacial Marinho

O time busca entender as limitações e oportunidades do cenário atual, bem como as perspectivas de construção do planejamento espacial marinho (PEM) brasileiro, estudando as ações que ocorrem desde 2013 no governo federal para pensar um PEM de todo o oceano brasileiro (Zona Econômica Exclusiva + plataforma continental estendida) como o eixo operacional da vertente econômica do que é denominado Amazônia Azul pela Marinha do Brasil. O time inicia uma leitura crítica sobre o quanto a agenda de PEM irá adotar os princípios da inclusividade e equidade socioeconômica, e quanto ambientalmente sustentável esta ‘Vertente Econômica’ poderá ser percebida, comunicada e efetivamente adotada pelas políticas públicas. Um alerta é o descompasso entre a velocidade de degeneração da saúde dos oceanos das últimas décadas, com a morosidade com que o tema está avançando tanto no legislativo quanto no executivo do país. Por outro lado, a experiência internacional em PEM nos indica que é preciso cuidar para que este não seja mais um mero instrumento tecnocrático.


Membros do time


Julliet Corrêa da Costa
Anfitriã do time Planejamento Espacial Marinho – Oceanógrafa e Mestre em Gerenciamento Costeiro pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora no Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) da UFSC e no Grupo de Gestão Marinha e Costeira Ecossistêmica (GMC-Eco – FURG).


Tânia Maria Serra de Jesus Nolêto
Geógrafa, Bacharel em Direito, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Auditora Fiscal Ambiental SEMAR/PI, Coordenação Gerenciamento Costeiro Piauí – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Piauí.


Daniel Hauer Queiroz Telles Geógrafo e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor e Pesquisador do Centro de Estudos do Mar/Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Laboratório de Geografia Marinha e Gestão Costeira (GEOCOST/CEM/UFPR). 


Mariana Bruck de Moraes Ponna Schiavetti
Mestre em Direito Político e Econômico – UPM. Pesquisadora do Projeto de Pesquisa “A estratégia de gestão sustentável dos recursos marinhos vivos e não vivos” UnB, UFC e UPM – CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Direito e Desenvolvimento Sustentável. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP.


Leopoldo Cavaleri Gerhardinger
Integrante da Secretaria Executiva do PainelMar, cientista da área da etnoecologia, etnoconservação marinha e governança do oceano. Está envolvido na construção de redes de aprendizagem para ação, utilizando métodos inter- e transdisciplinares e promovendo o engajamento voluntário para o aperfeiçoamento da governabilidade e saúde dos oceanos (https://leocavaleri6.wixsite.com/oceanhealersunite).


Organizações Mantenedoras