Time HOBPesca

Time Pesca Sustentável

O time contribui para Programa HOB por meio do levantamento de leis e normativas ligadas à atividade da pesca no Brasil e iniciativas para inovação e sustentabilidade na gestão pesqueira diante do cenário de instabilidade política-institucional do setor nos últimos anos. Nesse âmbito, são apontadas as principais lacunas, com base no conhecimento tradicional e científico, descritas alternativas para gestão pesqueira e delineados os próximos passos do time para apoiar a construção de conhecimentos e práticas que permitem a sustentabilidade da atividade e subsidiem a melhoria/formulação de políticas públicas para o setor. 


Membros do time


Mariana Paul de Souza Mattos
Anfitriã do time de Pesca Sustentável – Oceanógrafa e MBA em Gerência de Projetos pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Mestra em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora no Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) da UFSC e integrante das redes Coletivo Memórias Mar, Ouvidoria do Mar, Painel Mar, Teia de Redes de Apoio à Pesca Artesanal (TEIA PESCA), Red Ibermar e Liga das Mulheres pelos Oceanos.


Felippe Veneziani Abbatepaulo
Mestre em Aquicultura e Pesca (IP-SP), Oceanógrafo (UFPR). Diretor Presidente da Oceano à Vista. Integra os times ‘Pesca Sustentável’ e ‘Redes de Aprendizagem Marinhas’ do HOB.


Letícia Bruning Canton
Oceanóloga pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Proprietária da Oceanus ME, empresa voltada a atividades profissionais, científicas e técnicas nas áreas de pesca e aquicultura.


Marcela Dálete de Moraes Santos
Graduanda em Ciências Ambientais – UnB, com enfoque na temática de conflitos socioambientais e ecologia. Integrante do Núcleo de Estudos Amazônicos – NEAz/CEAM/UnB


Mariana Clauzet
Bióloga, com mestrado e doutorado Interdisicplinar na área de Ecologia Humana e especializada em Políticas Públicas para o desenvolvimento local, atuando em territórios com elevada biodiversidade nos quais vivem populações que sobrevivem do uso de recursos naturais comuns.


Jocemar Tomasino Mendonça
Possui graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é pesquisador científico do Instituto de Pesca.


Monica Brick Peres
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado e doutorado em Oceanografia Biológicapela Fundação Universidade Federal do Rio Grande e especialização em Interdisciplinaridade e Produção de Conhecimento, na Universidade de Kiel, Alemanha. Foi pesquisadora do CEPERG-IBAMA entre 2004 e 2008 e é funcionária do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio-MMA, desde 2008. No ICMBio, foi Coordenadora do Estado de Conservação da Fauna Brasileira de 2008 a 2011 e, enquanto isso, foi também coordenadora científica da avaliação de peixes marinhos. De 2011 a 2014 foi Gerente de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros do Ministério do Meio Ambiente, GBA-MMA, Nesse período foi representante do MMA na Convenção de Espécies Migratórias – CMS (ACAP e MoU Shark); na Convenção Internacional do Comércio de Espécies Ameaçadas da Flora e Fauna (CITES); na Convenção de Diversidade Biológica – CBD (Ecologically and Biologically Significant Areas, Sustainable Fisheries e Sustainable Ocean Initiative); no Comitê de Pesca da FAO (COFI-FAO) e foi Chefe da Delegação Brasileira nos Comitês Científicos da Comissão Internacional Baleeira (SC-IWC) e da Comissão para a Conservação dos Recursos Marinhos Vivos da Antártica (SC-CCAMLR). Foi Diretora Geral da Oceana no Brasil e Vice-Presidente no Brasil da Oceana Internacional, de 2014 a 2018. ICMBio São Pedro e São Paulo e ICMBio Trindade e Martim Vaz.


Pedro Henrique Dias Marques
Cientista Socioambiental (UFMG), mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais (UFSB). Profissionalmente atua com Áreas Protegidas e comunidades tradicionais. Desenvolve pesquisa nas áreas de ecologia humana, gestão de áreas protegidas, sistemas de informações geográficas e ciências sociais aplicadas. Participa como voluntário da Ouvidoria do Mar e do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro.


Renato Azevedo Matias Silvano
Possui diplomas de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, além de Mestrado e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado na University of Queensland (Australia). Professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordena o Laboratório de Ecologia Humana e Peixes. Atua nas linhas de pesquisa de ecologia humana, etnobiologia e ecologia de peixes, relacionadas à pesca.


Adayse Bossolani da Guarda
Cursou graduação em Bacharel Interdisciplinar em Ciências do Mar pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Atualmente é estudante de de Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Santa Cecília e Secretária Executiva do Painel Brasileiro para o Futuro dos Oceanos (PainelMar). Colaboradora voluntária do Grupo de Trabalho Ouvidoria do Mar; colaboradora voluntária da ONG Consciência Pela Cidadania (Concidadania), Promotora Legal Popular formada pela União de Mulheres do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de políticas públicas para a gestão costeira, redes de conhecimento, gestão costeira integrada e relações socioambientais.


Organizações Mantenedoras