Time HOBPesca

Time Pesca Sustentável

O time contribui para Programa HOB por meio do levantamento de leis e normativas ligadas à atividade da pesca no Brasil e iniciativas para inovação e sustentabilidade na gestão pesqueira diante do cenário de instabilidade política-institucional do setor nos últimos anos. Nesse âmbito, são apontadas as principais lacunas, com base no conhecimento tradicional e científico, descritas alternativas para gestão pesqueira e delineados os próximos passos do time para apoiar a construção de conhecimentos e práticas que permitem a sustentabilidade da atividade e subsidiem a melhoria/formulação de políticas públicas para o setor. 


Membros do time


Mariana Paul de Souza Mattos
Anfitriã do time de Pesca Sustentável – Oceanógrafa e MBA em Gerência de Projetos pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Mestra em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora no Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) da UFSC e integrante das redes Coletivo Memórias Mar, Ouvidoria do Mar, Painel Mar, Teia de Redes de Apoio à Pesca Artesanal (TEIA PESCA), Red Ibermar e Liga das Mulheres pelos Oceanos.


Felippe Veneziani Abbatepaulo
Mestre em Aquicultura e Pesca (IP-SP), Oceanógrafo (UFPR). Diretor Presidente da Oceano à Vista. Integra os times ‘Pesca Sustentável’ e ‘Redes de Aprendizagem Marinhas’ do HOB.


Letícia Bruning Canton
Oceanóloga pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Proprietária da Oceanus ME, empresa voltada a atividades profissionais, científicas e técnicas nas áreas de pesca e aquicultura.


Mariana Clauzet
Bióloga, com mestrado e doutorado Interdisicplinar na área de Ecologia Humana e especializada em Políticas Públicas para o desenvolvimento local, atuando em territórios com elevada biodiversidade nos quais vivem populações que sobrevivem do uso de recursos naturais comuns.


Jocemar Tomasino Mendonça
Possui graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é pesquisador científico do Instituto de Pesca.


Monica Brick Peres
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado e doutorado em Oceanografia Biológicapela Fundação Universidade Federal do Rio Grande e especialização em Interdisciplinaridade e Produção de Conhecimento, na Universidade de Kiel, Alemanha. Foi pesquisadora do CEPERG-IBAMA entre 2004 e 2008 e é funcionária do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio-MMA, desde 2008. No ICMBio, foi Coordenadora do Estado de Conservação da Fauna Brasileira de 2008 a 2011 e, enquanto isso, foi também coordenadora científica da avaliação de peixes marinhos. De 2011 a 2014 foi Gerente de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros do Ministério do Meio Ambiente, GBA-MMA, Nesse período foi representante do MMA na Convenção de Espécies Migratórias – CMS (ACAP e MoU Shark); na Convenção Internacional do Comércio de Espécies Ameaçadas da Flora e Fauna (CITES); na Convenção de Diversidade Biológica – CBD (Ecologically and Biologically Significant Areas, Sustainable Fisheries e Sustainable Ocean Initiative); no Comitê de Pesca da FAO (COFI-FAO) e foi Chefe da Delegação Brasileira nos Comitês Científicos da Comissão Internacional Baleeira (SC-IWC) e da Comissão para a Conservação dos Recursos Marinhos Vivos da Antártica (SC-CCAMLR). Foi Diretora Geral da Oceana no Brasil e Vice-Presidente no Brasil da Oceana Internacional, de 2014 a 2018. ICMBio São Pedro e São Paulo e ICMBio Trindade e Martim Vaz.


Pedro Henrique Dias Marques
Cientista Socioambiental (UFMG), mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais (UFSB). Profissionalmente atua com Áreas Protegidas e comunidades tradicionais. Desenvolve pesquisa nas áreas de ecologia humana, gestão de áreas protegidas, sistemas de informações geográficas e ciências sociais aplicadas. Participa como voluntário da Ouvidoria do Mar e do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro.


Renato Azevedo Matias Silvano
Possui diplomas de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, além de Mestrado e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado na University of Queensland (Australia). Professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordena o Laboratório de Ecologia Humana e Peixes. Atua nas linhas de pesquisa de ecologia humana, etnobiologia e ecologia de peixes, relacionadas à pesca.


Aikaterini Katsanika
Possui doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento -Instituto de Economia/UFRJ (2019), mestrado em Economia – Universidade de Granada (2012) e mestrado em Economia Europea -Athens University of Economics and Business (2009). Com experiência acadêmica em economia internacional e europeia, a economia comportamental, e políticas públicas, aborda questões sobre a governança dos recursos naturais e os pescadores artesanais.


Barbara Heck
Formada em Oceanografia pela UNIVALI com mestrado em Ecologia Aquática e Pesca pela UFPA e atualmente estou cursando Doutorado em Ecologia na UFRGS. Trabalhei em alguns projetos relacionados com pesca no litoral norte do Brasil, em especial no Estado do Pará. Atualmente trabalho com pesca artesanal na região sul, em especial na porção sul do Estado de Santa Catarina.


Raquel Dezidério Souto
Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG/UFRJ). Doutora em Ciências (Geografia) pelo mesmo programa. Mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Bacharel em Oceanografia pela Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAOC/UERJ). Professora colaboradora em projetos no Laboratório de Cartografia – GeoCart/UFRJ. Presidenta no Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org. Principais áreas de atuação: Gerenciamento Costeiro Integrado, Geoprocessamento, Indicadores de sustentabilidade, Estudos Populacionais, Sociologia das Estatísticas, WebGis com Software Livre e Oceanografia.


Sabrina de Oliveira
Trabalha com gestão e ordenamento pesqueiro, voltado para a pesca industrial. Sou bem familiarizada com os conflitos que o setor pesqueiro enfrenta, além de conhecer atos Normativos ligados à este segmento, tenho uma boa comunicação e relação com armadores e pescadores. Meu papel é de ouvinte desse setor, analiso as demandas traço o plano de trabalho e construo propostas, e apresento em fóruns de discussões (atualmente extintos), voltados a gestão pesqueira do País.


Sergio Mattos
Graduação em Engenharia de Pesca (UFRPE), Mestrado em Oceanografia (UFPE) e Doutorado em Ciências do Mar (ICM/CSIC – Espanha). Atua na gestão e avaliação de estoques pesqueiros marinhos, abordagem ecossistêmica à gestão pesqueira e bioeconomia pesqueira.


Dáfne Sampaio de Souza
Oceanografa formada pela UFPR. Trabalhei em projetos de redução de bycatch da pesca artesanal em santa catarina, caracterização da pesca no litoral do Paraná, Curso com pescadores e pescadoras sobre as diretrizes da pesca sustentável da FAO. Atualmente sou mestranda em Desenvolvimento regional e Meio ambiente na UESC.


Gesiane Souza Leite
Coordenadora da Rede de Mulheres de Comunidades Extrativistas Pesqueiras da Bahia Coordenadora da Confrem Mulheres- Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos e Comunidades tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos


Juliana Antunes Galvão
Graduada em Ciências Biológicas; Mestrado em Ciências: Área de Concentração em Ciência e Tecnologia de Alimentos (USP/ESALQ); Especialização pela United Nations University – Fisheries Trainning Program (UNU-FTP) em Quality Management of Fish Handling and Processing, e Doutorado em Ciências : Área de concentração em Química na Agricultura e Meio Ambiente (USP/CENA). Atualmente é Especialista no Departamento de Agroindústria (USP/ESALQ) sendo coordenadora do Grupo de Estudos e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado-GETEP.


Natanael da Silva
5 anos laboratório de zoologia UDESC. Participação no Projeto de Monitoramento de Praias UDESC desde o início em 2015.


Sylvia Helena Alves de Lima
Estudante no último ano de medicina veterinária pela PUC Minas – Campus Poços de Caldas, já realizou estágio com reabilitação de animais marinhos em Institutos. Tem o sonho de trabalhar na área marinha e colaborar para um mundo melhor e conservar a fauna e flora do planeta. “O mar inspira e me move.”


Ticiano Rodrigo Almeida Oliveira
Atuou como professor na Universidade Federal de Alagoas, Pólo Penedo, no Curso de Engenharia de Pesca; como Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD; em renomada Instituição do Terceiro Setor – AGENDHA, nos setores Técnico, Administrativo e Coordenação Geral. Atualmente é pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe, através do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras, e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe.





Cintia Miyaji
Bióloga, mestre e doutora em Oceanografia Biológica pelo IOUSP. Extensa carreira acadêmica no ensino superior privado. Integra a Aliança Brasileira pela Pesca Sustentável (ABPS), Global Seafood Ratings Alliance (GSRA) e Liga das Mulheres pelo Oceano. Consultora em sustentabilidade na cadeia do pescado na Paiche.

Organizações Mantenedoras