Time HOBMandato

Página em Manutenção

Time Mandato Coletivo

O time foi criado por pessoas e organizações que já vinham atuando conjuntamente há alguns anos, com o objetivo de buscar melhores condições para a incidência das redes nas políticas públicas para o mar e costas. Com o suporte do programa HOB, o time ganhou estímulo e condições mínimas para consolidar-se. O time conceitualiza e demonstra a importância da atuação inter-redes e identifica as principais pautas e caminhos para aperfeiçoar sua incidência nas políticas públicas, sobretudo em nível federal. Inclui-se um panorama sobre o contexto atual das instâncias representativas de nível nacional ligadas ao oceano e zona costeira (Conselho Nacional de Meio Ambiente e Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro), projetos de Lei (Lei dos Territórios Pesqueiros e Lei do Mar) e exemplos de incidência inter-redes junto ao Ministério Público Federal. O time aponta algumas perspectivas de envolvimento com iniciativas emergentes como a elaboração de um Projeto Político Pedagógico da Zona Costeiro Marinha Brasileira (Projetos GEF-Mar e TERRA MAR do Ministério de Meio Ambiente) e a criação de um Comitê Gestor Ad hoc preparatório, que irá definir os procedimentos de constituição de um Comitê Gestor que, por sua vez, irá apoiar a implementação da Década Internacional da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil a partir de 2021, também conhecida como a Década do Oceano.


Membros do time


Amanda Albano Alves
Anfitriã do time Mandato Coletivo – Oceanógrafa pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estudos em gestão costeira integrada, gestão de projetos, gestão de coletivos e inovação soial. Sócia Fundadora da bloom – Agência de Mudança para Pessoas, Projetos e Negócios ligados a Ciências do Mar e coordenadora do Grupo de Trabalho de Empreendedorismo em Ciências do Mar do PPG-Mar.


Henrique Callori Kefalás
Coordenador Executivo no Instituto Linha D’Água. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental – PROCAM do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo – IEE/USP. Oceanógrafo com habilitação em Gestão Costeira pelo Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná – CEM/UFPR.


Adayse Bossolani da Guarda
Cursou graduação em Bacharel Interdisciplinar em Ciências do Mar pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Atualmente é estudante de de Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Santa Cecília e Secretária Executiva do Painel Brasileiro para o Futuro dos Oceanos (PainelMar). Colaboradora voluntária do Grupo de Trabalho Ouvidoria do Mar; colaboradora voluntária da ONG Consciência Pela Cidadania (Concidadania), Promotora Legal Popular formada pela União de Mulheres do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de políticas públicas para a gestão costeira, redes de conhecimento, gestão costeira integrada e relações socioambientais.


Leopoldo Cavaleri Gerhardinger
Integrante da Secretaria Executiva do PainelMar, cientista da área da etnoecologia, etnoconservação marinha e governança do oceano. Está envolvido na construção de redes de aprendizagem para ação, utilizando métodos inter- e transdisciplinares e promovendo o engajamento voluntário para o aperfeiçoamento da governabilidade e saúde dos oceanos (https://leocavaleri6.wixsite.com/oceanhealersunite).


Organizações Mantenedoras