Time HOBEstressores

Time Estressores Ecossistêmicos e Cenários Futuros

Este time combina a avaliação sistemática de literatura científica e pesquisa da percepção de cidadãos e de tomadores de decisão para fundamentar um panorama das alterações e impactos antrópicos nos serviços ecossistêmicos, na dinâmica e na saúde dos ecossistemas marinhos brasileiros. O Time apresenta possíveis soluções para implementação e efetividade da governança dos ecossistemas marinhos.


Membros do time


Larisse Faroni-Perez
Anfitriã do time de Estressores Ecossistêmicos e Cenários Futuros e, integrante do time Mandato Coletivo e Justiça Socioambiental. Bacharel em Ciências Biológicas (UFRRJ), Profissional em Ciências Ambientais (UFRJ), Mestre em Zoologia (UNESP), Doutora em Ecologia (UFSC) com período de 12 meses no Muséum national d’histoire naturelle (França). Tem Pós-Doutorado em Ecologia (UFJF). Atualmente trabalha pela saúde e sustentabilidade do Oceano através do Instituto Geração Oceano X (GOX).

  


Gabriela Kostrzewycz Pereira Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), graduanda em Oceanografia no Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como estagiária no Programa HOB e é membra do time de Estressores Ecossistêmicos e Cenários Futuros. Atualmente trabalha pela saúde e sustentabilidade do oceano através do Instituto Geração Oceano X (GOX).



Anaide W. Aued
Bióloga pela UFSM e doutora em Ecologia pela UFSC. Pesquisadora da Rede Nacional de Biodiversidade Marinha do Brasil (SISBIOTA Mar) e do projeto PELD Ilhas Oceânicas, onde também é pós-doutoranda (UFF) e responsável técnica. Integra o time Estressores Ecossistêmicos e Cenários Futuros. Atualmente trabalha pela saúde e sustentabilidade do Oceano através do Instituto Geração Oceano X (GOX).


Camila Domit
Bióloga pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde 2008 é bióloga e pesquisadora da UFPR, onde é responsável pelo Laboratório de Ecologia e Conservação. Atua em projetos de monitoramento da biodiversidade marinha e efeitos de impactos antrópicos,  além de participar de diferentes fóruns e redes referentes à ações para planejamento para a conservação e governança dos oceanos.


Andrea Maltchik Zamora
Oceanógrafa formada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atual mestranda em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante do time de Estressores Ecossistêmicos e Cenários Futuros. Atualmente também trabalha pela saúde e sustentabilidade do Oceano através do Instituto Geração Oceano X (GOX).


Caio Rodrigues Nobre
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecília (2009), Mestre em Ecologia pela Universidade Santa Cecília (2016). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade de Ambientes Costeiros do Instituto de Biociências, UNESP-CLP estudando os impactos dos resíduos sólidos nos ecossistemas aquáticos com enfoque em plásticos.


Estela Pires
Oceanógrafa e mestranda em Sistemas Costeiros e Oceânicos na Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Está vinculada ao grupo de pesquisa de Ecologia bêntica e estuarina no Laboratório de Bentos- Centro de Estudos do Mar/UFPR, atua na área de ecotoxicologia.


Julia Biscaia Zamoner
Bacharela em Oceanografia e mestra em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, atua como pesquisadora voluntária no Laboratório de Ecologia de Ambientes Recifais da UFSC, como colaboradora voluntária na Liga das Mulheres pelos Oceanos e trabalha pela saúde e sustentabilidade do Oceano através do Instituto Geração Oceano X (GOX). Julia é integrante do time Estressores Ecossistêmicos e Cenários Futuros.



Lígia Carolina Alcântara Pinotti
Engenheira Agrônoma, Mestre em Agronomia – Produção Vegetal pela UFPR, Especialista em Administração de Agronegócios (MBA) pela ESALQ/USP, com aperfeiçoamento em Análise Ambiental pela UFPR. Atuação como pesquisadora nas áreas de Etnoecologia e Desenvolvimento Sustentável, atualmente cursando 2ª graduação em Oceanografia na UFSC, participando como voluntária em projeto de extensão universitária de educação marinho-costeira.


Maysa Ito
Bacharela em biologia marinha e gerenciamento costeiro pela UNESP São Vicente. Mestra em ecohidrologia pela Universidade de Kiel (Alemanha) e Universidade de Lodz (Polônia). Doutora em oceanografia biológica pelo GEOMAR Helmholtz Centre for Ocean Research e Universidade de Kiel. Atualmente é pós-doutoranda no IFREMER in Channel and North Sea (França).


Nadia Selene Zamboni
Bióloga pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), Mestre em Saúde Humana e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutora em Ecologia pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte, integrante no Grupo Fishing Ecology, Management and Economics (FEME).


Nathany Herrera
Bióloga, mestranda em Ciência e Tecnologia do Mar pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), coordenadora de educação ambiental do Instituto Ecosurf, professora.


Priscila da Mata Cavalcante
Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Direito Público (UFBA) “Sistema Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento”. MBA ISAE FGV em Gerenciamento de Projetos. Atualmente é Promotora de Justiça – MPPR. GAEMA (Gaema – Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo). Regional Paranaguá.


Renata Hanae Nagai
Oceanógrafa, Mestre e Doutora em Oceanografia pela Universidade de São Paulo. Desde 2015 atua como docente do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, coordenando o Laboratório de Paleoceanografia e Paleoclimatologia.


Rodrigo Brasil Choueri
Bacharel em Ecologia pela Unesp, Mestre em Ecologia pela UFSCar, Mestre em Gestão de Água e Costas (Universidade do Algarve – Portugal/Universidad de Cádiz – Espanha), Doutor em Ciências do Mar pela Universidad de Cádiz, com estágio pós-doutoral pela mesma universidade. Professor Associado do Instituto do Mar da UNIFESP (Campus Baixada Santista), atua no ensino de História e Filosofia da Ciência, Fisiologia Animal e Ecologia, Poluição Marinha e Gestão Ecossistêmica. Desenvolve pesquisa principalmente em Ecotoxicologia.


Tawane Yara Nunes
Oceanógrafa e mestranda em Sistemas Costeiros e Oceânicos na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como pesquisadora no Laboratório de Ecologia e Conservação – Centro de Estudos do Mar/UFPR; integrante da Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos.


Organizações Mantenedoras