Time HOBEducom

Página em Manutenção

Time Educomunicação Socioambiental Costeira e Marinha

O Time protagoniza a Educomunicação como a grande contribuição do Brasil para o panorama global do que é chamado pela Unesco-COI de Literacia Oceânica, e deve ser um eixo propulsor da Cultura Oceânica preconizada pelo escopo da Década dos Oceanos. Seus princípios incentivam a partilha de conhecimento numa linguagem acessível e de maneira que leve os interlocutores a uma reflexão sobre o tema, dando subsídios para que o indivíduo seja capaz de promover transformações no ambiente em que está inserido. A partir de ações educomunicativas socioambientais nas temáticas costeiras e marinhas os indivíduos podem desenvolver o senso crítico em relação às mensagens que recebem, tornando-se mais responsáveis na produção e compartilhamento de informações.


Membros do time


Isabelle da Silveira
Anfitriã do time Educomunicação Socioambiental – Oceanógrafa pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento na UFPR e pós-graduanda em História Contemporânea e Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Sócia Fundadora da Associação Oceano à Vista e integrante das redes Ouvidoria do Mar e PainelMar.


Marcela Dálete de Moraes Santos
Graduanda em Ciências Ambientais – UnB, com enfoque na temática de conflitos socioambientais e ecologia. Integrante do Núcleo de Estudos Amazônicos – NEAz/CEAM/UnB. Estagiária do Programa HOB – PainelMar e colaboradora no capítulo do Time de Educomunicação SocioAmbiental.


Vanessa Elias Gomes da Silva
Graduanda de Licenciatura em Educomunicação (ECA/USP), dedicada às vertentes da Educomunicação “Produção Midiática à Serviço da Educação” e “Expressão Comunicativa Através das Artes” por meio de projetos de iniciação científica e de cultura e extensão. Colaboradora do Capítulo de Educomunicação SocioAmbiental e do Plano de Ação Inter-redes.


Julliet Corrêa da Costa, Oceanógrafa e Mestre em Gerenciamento Costeiro pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora no Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) da UFSC e no Grupo de Gestão Marinha e Costeira Ecossistêmica (GMC-Eco – FURG).


Bianca Gabani Gimenez Graduanda em Oceanografia pela Universidade de São Paulo, realizando pesquisa com a relação do Lixo Marinho e transporte por correntes superficiais. Colaboradora do Programa de Políticas Públicas do IOUSP e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano.


Rafael Gué Martini
Professor da área de Educação e Comunicação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Educação pela Universidade do Minho (PT), na linha Tecnologia Educativa. Membro do Conselho Consultivo Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). Membro do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.


Patricia Zimermann
Mestra e Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes(ECA)(USP). Especialista em Comunicação Organizacional com Formação para o Magistério Superior pela universidade do Vale de Itajaí. Graduada em Gestão de Eventos pelo Instituto de Ensino Superior de Joinville e em História da Arte pela Fundação Cultural de Joinville. Criou e Coordenou o Projeto Educom Joinville. Pesquisadora do Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCOM) da ECA-USP e do Núcleo de comunicação e educação-USP. Ministra palestras e cursos de capacitação sobre Educomunicação, Cultura e Meio Ambiente.


Victor Vasques Ribeiro
Engenheiro Ambiental (São Judas – Unimonte), especializando em Direito Ambiental (Unisanta) e mestrando em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira (Unifesp). Se dedica a pesquisa e divulgação científica sobre poluição marinha e atua como Educador Socioambiental não-formal de forma crítica, dialógica, transversal e educomunicativa como colaborador do Coletivo Jovem Albatroz (CJA).


Leopoldo Cavaleri Gerhardinger
Integrante da Secretaria Executiva do PainelMar, cientista da área da etnoecologia, etnoconservação marinha e governança do oceano. Está envolvido na construção de redes de aprendizagem para ação, utilizando métodos inter- e transdisciplinares e promovendo o engajamento voluntário para o aperfeiçoamento da governabilidade e saúde dos oceanos (https://leocavaleri6.wixsite.com/oceanhealersunite).


Mariana Paul de Souza Mattos
Oceanógrafa e MBA em Gerência de Projetos pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Mestra em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora no Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI) da UFSC e integrante das redes Coletivo Memórias Mar, Ouvidoria do Mar, Painel Mar, Teia de Redes de Apoio à Pesca Artesanal (TEIA PESCA), Red Ibermar e Liga das Mulheres pelos Oceanos.


Organizações Mantenedoras