“Potencializando o Protagonismo de Jovens Lideranças da Pesca Artesanal na Transformação de Conflitos Socioambientais no Nordeste do Brasil”
É um time que vem para atuar em plataforma colaborativa multissetorial de indivíduos e organizações na interface do conhecimento e tomadas de decisão, visando a qualificação de políticas para sustentabilidade e saúde dos oceanos. Assim, estamos divididos em três estagiários para o engajamento nas temáticas de pesca e conflitos socioambientais na zona costeira do nordeste e na região Bragantina do Pará.
Propiciar conexões entre redes de conhecimento; Construir estratégias de mobilização e ação da sociedade; Sistematizar o conhecimento disponível e disseminá-lo; Facilitar a comunicação entre atores; Discutir e propor metas e estratégias de governança costeiro marinha; Desenvolver, transferir e disseminar tecnologias inovadoras; Desenvolver e agregar capacidades de setores da sociedade que promovam o engajamento em diálogos de saberes e interesses; Contribuir para o fortalecimento do Brasil no cenário internacional da governança dos oceanos.
Elaboração de Cartografia Colaborativa para mapeamento de casos de injustiça socioambiental na região NE + Região Bragantina do Pará; Condução de atividades junto às comunidades impactadas e potencialmente impactadas pelos projetos de infraestrutura para energia e demais conflitos socioambientais; Produção de conteúdos para auxiliar tanto as comunidades locais como tomadores de decisão.
Aproximação das redes com atuação na zona costeira, facilitando o contato com as comunidades, criando relacionamentos e somando força ao time de justiça e a lista de apoiadores dos times. Com isso, construir mecanismos que possam mapear possíveis conflitos no âmbito de injustiça socioambiental, sugerir um plano de ação aos tomadores de decisão e contribuir com visibilidade internacional do mapeamento de conflitos socioambientais.
Realizar um mapeamento e diagnóstico colaborativo de conflitos socioambientais no litoral Norte e Nordeste do Brasil, a partir da dinamização de uma rede de jovens lideranças da pesca artesanal por meio de um programa de estágio Inter-Redes. Com esse intuito, fomentar o protagonismo desses atores no âmbito nacional, facilitando a promoção de formação de capacidades dos membros das bases e potencializando a transformação de conflitos socioambientais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Territórios colaborativos; Energia; Fortalecimento Institucional Comunitário; Mudanças Climáticas; Ordenamento Territorial; Participação Social; Fortalecimento Comunitário.