III Volume HOB: Redes Internacionais de Aprendizagem

Se você faz parte ou conhece a atuação de redes costeiras e marinhas,
não deixe de contribuir com o nosso diagnóstico!

O Time Redes Internacionais de Aprendizagem vem desde 2019 trabalhando na temática de caracterização e atuação das redes costeiras e marinhas. No I Volume HOB o trabalho do Time foi pautado no estudo de redes costeiras e marinhas ao redor do mundo, identificando os desafios comuns e as oportunidades do trabalho em redes para alavancar a aprendizagem social no bojo dos processos de construção de políticas públicas e advocacy. O que despertou curiosidade em aprofundar o conhecimento sobre as redes costeiras e marinhas brasileiras. Desta forma, iniciamos um processo de construção metodológica para realizar um diagnóstico destas redes. Processo este que foi colaborativo, participativo, discutido em Seminário Inter-Redes e detalhado no II Volume HOB. O que nos traz até aqui. Ao lançamento de um formulário online que servirá de base para a realização de um diagnóstico da atuação das redes que atuam nas temáticas costeiras e marinhas em nosso país. Precisamos conhecer quem são estas redes e como atuam, para entender como potencializar suas ações individuais e coletivas para um maior impacto na sua área de atuação, inclusive em ações para a Agenda 2030.

Aqui são entendidas como Redes Costeiras e Marinhas as redes compostas por indivíduos e/ou organizações que se unem para compartilhar e produzir conhecimento a respeito de temas relacionados aos ambientes marinhos e costeiros.

No Brasil, existem diferentes Redes Costeiras e Marinhas que desenvolvem ações abordando temáticas e públicos diversos. Identificar quem são estas redes pode nos auxiliar no processo de entender quais são os fatores que contribuem para o sucesso de uma rede, quais as potencialidades e fragilidades do trabalho em rede e como podemos utilizar estas informações a favor do alavancamento do trabalho inter-redes costeiras e marinhas em nosso país. Para que juntas, as redes somem potências na construção de políticas públicas costeiro-marinhas efetivas, garantindo ações positivas para a Agenda 2030 e para o equilíbrio socioambiental.

Ficha Técnica

Autores (Oceano à vista):
Felippe Veneziani Abbatepaulo
Isabelle da Silveira
Luiz Henrique O. da Silva.
Steffany Katherine Baudisch