Os espaços de incidência política e articulação são difíceis de serem conquistados e ainda pouco ocupados pela sociedade civil. Brasília ainda representa uma realidade muito distante para comunidades e povos costeiros, e a zona costeira e marinha brasileira parece estar, em muitos momentos, distante das decisões do Congresso Nacional.
Pensando nisso, o Time Mandato Coletivo propõe reflexões sobre algumas atividades no campo da incidência e articulação com relação a pautas da zona costeira e marinha, e traz a descrição de alguns espaços conquistados, dentro e fora do Programa HOB.
Assim, com um papel importante na reativação do Grupo de Trabalho para Uso e Conservação Marinha (GT-MAR), o time traz, neste volume, um pouco sobre a atuação do Grupo de Trabalho em Brasília com monitoramento das pautas da zona costeira, articulação e incidência.
Além disso, apresenta também seu principal produto, o informativo semanal Maré Política, que atualiza as redes costeiras e marinhas sobre as pautas do mar no legislativo e executivo, tentando aproximar as redes daquilo que acontece na capital do país.
Ainda se tratando de espaços de incidência, é relatado também o evento “HOB vai a Brasília”, em que o Programa HOB possibilitou uma vivência de advocacy para membras dos times de pesquisa-ação em uma semana de agendas no executivo e legislativo federal.
Por fim, com o intuito de facilitar o acesso a informações que possibilitam mais participação social na política e podem influenciar tomadas de decisão em políticas públicas, o time criou uma cartilha trazendo o passo a passo de como chamar uma audiência pública no Congresso Nacional. Além de contribuir para a criação do módulo sobre advocacy na 2ª Edição do Curso de Educomunicação Socioambiental na Prática durante o Projeto Jovens Embaixadores Estaduais da Educomunicação.
Ficha Técnica
Autores:
Adayse Bossolani (PainelMar, Grupo de Trabalho para Uso e Conservação Marinha (GT-Mar))
Bruno Brauer (Instituto Coral Vivo) *In Memoriam
Camila de Moura Rodrigues de Souza (Rare Brasil)
Gabriela Teixeira Britto (PainelMar)
Henrique Kefalás (Ouvidoria do Mar; Teia Pesca; Conselhos de UCs costeiras e marinhas no estado de SP)
Isabelle da Silveira (PainelMar)
Mariana Mattos (Laboratório de Gestão Costeira Integrada (LAGECI/UFSC))
Simone Madalosso (Rare Brasil) – Participação até Fevereiro de 2022