Na busca por ações educomunicativas inter-redes que atinjam horizontes de impacto 2030 da Cultura Oceânica brasileira, o Time de Pesquisa-ação Estressores Ecossistêmicos e Cenários Futuros por meio do Programa HOB e redes parceiras, propôs o desenvolvimento de uma ferramenta metodológica de construção coletiva, voltado para gestores ambientais. Produzimos um manual simplificado que apresenta a co-construção de cenários que ajudam a entender quais as melhores estratégias para a gestão do ecossistema marinho, respeitando os interesses da população em geral.
Este produto busca chamar uma maior atenção de gestores que precisam de uma ferramenta exploratória para mitigar os efeitos de estressores nos ecossistemas marinhos.
Utilizando linguagem simples e elementos visuais, pretendemos atingir um amplo público alvo, com o objetivo de descrever de maneira prática e didática, um método que os tomadores de decisão possam utilizar para definir estratégias de gestão capazes de abordar as ligações entre diferentes problemas ambientais e seus impulsionadores e pressões. Este produto busca chamar uma maior atenção de gestores que precisam de uma ferramenta exploratória para mitigar os efeitos de estressores nos ecossistemas marinhos.
Fazendo retrospecção dos produtos elaborados pelo time nos volumes passados, conseguimos resgatar vários elementos que conformam este novo produto. Para chegar à ideia metodológica, trocamos experiências em relação a diferentes modelos analíticos utilizados para compreender os efeitos dos estressores ecossistêmicos e as possíveis medidas mitigadoras destes efeitos. Assim, nos propusemos a desenvolver uma ferramenta que permita auxiliar os gestores na tomada de decisões sobre a gestão dos recursos marinhos.
Além de fazer uma intensa leitura bibliográfica, realizamos várias reuniões com o intuito de discutir sobre os modelos e tipo de análise a desenvolver; os componentes e interações que conformam o modelo, baseados na situação dos ecossistemas marinhos brasileiros; e a estruturação do diagrama que pretendemos mostrar ao público. Algumas das ferramentas utilizadas nesta construção foram a plataforma Miro, o programa R e outras ferramentas gráficas.
Autores
Nadia Selene Zamboni (Fishing Ecology, Management and Economics (FEME) – UFRN)
Maysa Ito (GEOMAR Helmholtz Centre for Ocean Research Kiel )
Rodrigo Brasil Choueri (Instituto do Mar, Unifesp)
Nathany Roberta Herrera Aguiar (Instituto Ecosurf)
Camila Domit (LEC/UFPR; CEM/UFPR; Nós pelos Oceanos; Coalizão UFPR pela Decada do Oceano; REMAB; MarBrasil)
Gabriela Kostrzewycz Pereira (Instituto Geração Oceano X)
Renata Hanae Nagai (LabPaleo2/CEM-UFPR)
Caio Rodrigues Nobre (UNESP)
Sabrina Lemos Valente (PainelMar)