Em 2020, o Time de Educomunicação Socioambiental do Programa HOB desenvolveu suas atividades sob uma perspectiva mais interna. Com a apropriação de conceitos e práticas educomunicativas por parte dos membros do Time, surgiram diversas percepções sobre a educomunicação dentro do Programa. Sendo assim, as ações do Time foram direcionadas para dar subsídios para o aprimoramento das práticas (edu)comunicativas das redes que compõem o Programa HOB, dando o surgimento ao curso de educomunicação do PainelMar e um e-book com um compilado de dicas para o bom fluxo de comunicação em rede.
Diante dos objetivos da Década dos Oceanos, a Educomunicação Socioambiental é considerada pelo Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB) uma estratégia eficaz de integração e engajamento de redes na promoção da Cultura Oceânica.
A intencionalidade de uma formação em Educomunicação reflete a preocupação do Programa HOB com a execução de meios de diálogo com a sociedade, de mediação cultural de produção de conteúdo com potencial de difusão do conhecimento, e da inserção de práticas colaborativas e transversais nas dinâmicas do Programa.
Dessa demanda, nasce o Curso de Educomunicação do Programa HOB, organizado por membros do Programa, profissionais da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e do Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA/UDESC), buscando dar subsídios para que as redes componentes do Programa HOB possam aprimorar suas práticas educomunicativas.
A ideia de criar uma publicação com dicas de como se comunicar melhor surgiu de uma demanda interna do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), da necessidade de reuniões internas mais harmônicas e produtivas. Cristiane Parente, educomunicadora membra do Time de Educomunicação Socioambiental do Programa HOB, sensível a essa demanda compilou suas pesquisas e conhecimentos, debateu o tema com colaboradoras do time, ouviu o grupo e produziu este material com dicas para a comunicação interna de uma rede a partir de recortes da bibliografia da área.
Este livreto foi pensado para o Programa HOB, mas pode contribuir para que outras organizações apliquem as dicas em busca de uma comunicação mais efetiva. Importante ressaltar que este material não é nem tem a intenção de ser um guia ou um manual. São apenas dicas, que surgiram de um problema real, e que esperamos que ajudem a conduzir bons fluxos de comunicação.
A ideia é possamos lançar outros livretos, sempre em busca de uma comunicação mais harmônica e de ecossistemas educomunicativos!
Ficha Técnica
Educomunicação Socioambiental na Prática: saberes para a mobilização em rede
Realização: PainelMar – Programa Horizonte Oceânico Brasileiro com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Parceria: Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom)
Laboratório de Educação Linguagem e Arte da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)Apoio: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)
Organização: Adayse Bossolani da Guarda, Isabelle da Silveira, Leopoldo Cavaleri Gerhardinger, Vanessa Elias Gomes da Silva, Rafael Gué Martini, Claudemir Edson Viana
Coordenação, supervisão e apoio técnico: Patrícia Zimermann, Rafael Gué Martini, Vanessa Elias Gomes da Silva, Miquéias Padilha, Mairan Rocha da Rosa, Juliana Valbert, Cameron Ventura
Formadores ABPEducom: Paola Prandini, Isabela Rosa da Silva, João Ricardo Cararo Lazaro, Patricia Zimermann
Dicas para comunicação interna: algumas diretrizes para um bom fluxo de comunicação em rede
Produção e edição: Cristiane Parente (Iandé Comunicação e Educação)Colaboração: Isabelle da Silveira, Julliet Correa da Costa, Karla Lobato, Patrícia Zimermann, Vanessa Elias Gomes da Silva
Diagramação: Marcela Dálete Moraes Santos