Educomunicação Socioambiental

A educomunicação tem um papel importante na absorção de uma informação, na sua transformação em conhecimento e na utilização desse conhecimento para a transformação social. Isso porque a educomunicação não se preocupa apenas com a informação, mas com o aprendizado que vem aliado a ela, com o processo de tomada de consciência e com as transformações sociais que ela pode gerar.

Quando utilizada na construção de sociedades sustentáveis, a educomunicação se torna uma vertente da educação ambiental. Através da dialogia no processo de tomada de consciência, a educomunicação socioambiental é um instrumento de envolvimento do indivíduo com as temáticas ambientais, possibilitando o fortalecimento do poder de transformação que cada indivíduo possui na construção de uma sociedade sustentável.

Na busca por uma relação mais sustentável entre a sociedade e os oceanos, a educomunicação socioambiental costeira e marinha vem ganhando forma no Brasil. Além do poder de transformação nas ações individuais de cada cidadão, ao proporcionar trocas de conhecimentos e saberes sobre como os ecossistemas costeiros e marinhos funcionam, a educomunicação socioambiental costeira e marinha tem o poder de fornecer subsídios para que a população interaja mais com as políticas públicas voltadas ao gerenciamento desses ecossistemas. Seja apoiando e/ou fiscalizando as políticas já existentes, ou até mesmo propondo novas ações, projetos e posicionamentos dos tomadores de decisão. Promovendo uma cidadania consciente na construção de uma sociedade mais sustentável.

O Programa Horizonte Oceânico Brasileiro é um exemplo de agente educomunicador nas temáticas costeiras e marinhas brasileiras, buscando fortalecer o protagonismo da juventude na interface do conhecimento e políticas públicas para a Agenda 2030. Desde o início do programa, com o I Seminário Inter-Redes, os participantes trocaram seus conhecimentos e saberes acerca de temáticas costeiras e marinhas, formando uma rede de aprendizagem através da composição de times de pesquisa-ação. A educomunicação no programa HOB funciona desde então, de maneira transversal à esses times, promovendo espaços de construção coletiva e capacitação no desenvolvimento de recursos áudio-scripto-visuais para divulgação dos resultados alcançados pelos times.


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