Comunicação Pesca & Conflitos Socioambientais

O Projeto Pesca&Conflitos também visa desenvolver e implementar estratégias de educomunicação sobre injustiças socioambientais.
A aplicação de tal prática dá-se através da produção de materiais infográficos que contextualizem sobre a problemática dos principais impactos de projetos de infraestrutura de energia e demais situações de injustiças socioambientais

Cartões Informativos

Na criação de conteúdo pelo pesca e conflitos foi pensado um modelo de divulgação e popularização de termos e ações que possam auxiliar as comunidades no entendimento do panorama amplo onde seus conflitos estão inseridos. Dessa forma, a proposta de divulgação nas redes sociais pretende ampliar os horizontes dos conflitos socioambientais locais em contraste com realidades nacionais e globais que acabam por tirar direitos e garantias de comunidades tradicionais e pesqueiras ao logo do Litoral brasileiro. Assim, os cardes debatem grandes conflitos como a monocultura de eucalipto em regiões costeiras e a energia eólica em escala capitalista, que acabam por provocar perda de direitos e qualidade de vida. Além disso, traz terminologias relevantes para a popularização de ambientes e ações de grande relevância socioambiental para essas comunidades.

Podcasts

Nosso podcast vem sendo pensado e elaborado de visando o protagonismo de vozes das comunidades pesqueiras e tradicionais. Dessa forma, os episódios foram elaborados de maneira onde se possa entender a realidade de enfrentamento e vivências das pessoas dos territórios com suas realidades frente aos conflitos socioambientais de suas localidades. Além disso, a proposta do podcast é comunicar e informar toda a sociedade sobre questões que afetam toda a dinâmica costeira e o bem viver das comunidades.