O Grupo de Trabalho para Uso e Conservação Marinha (GT-Mar) é um grupo de atuação temática da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional.
Perguntas Frequentes:
Qual o objetivo do GT-Mar?
O principal objetivo é desenvolver e somar capacidades dos diferentes setores da sociedade (sociedade civil, movimentos sociais, governos, setor privado, academia, etc.), visando promover o engajamento em diálogos de saberes e interesses para realizar a incidência política junto ao Poder Legislativo Federal.
Quem faz parte?
O GT-Mar é composto por deputados (as), senadores (as) e membros da sociedade civil preocupados com a conservação e uso sustentável da zona costeira e marinha brasileira.
A Sociedade Civil também está no GT-Mar?
Além de possuir coordenação do Dep.Túlio Gadelha, o GT-Mar também conta com o secretariado da sociedade civil, que atualmente é exercido pela rede PainelMar, que é responsável por facilitar a conexão entre seus múltiplos atores e o Poder Legislativo. Além disso, o secretariado também deve proporcionar a oportunidade de construir estratégias de mobilização e ação conjunta dos diferentes setores da sociedade por meio de atos coordenados, a fim de fomentar processos legislativos que visem políticas públicas e fortaleçam a governança da Zona Costeira e Marinha brasileira.
E qual o meu papel?
Por meio do GT-Mar, os membros da sociedade civil podem apoiar os processos de consulta e de acompanhamento do trabalho executado pelo Poder Legislativo. Dessa maneira, é possível participar de um fluxo de comunicação eficiente e realizar trocas de conhecimentos capazes de subsidiar a tomada de decisão dos parlamentares, visando a busca por soluções preventivas, mitigadoras, adaptativas, transformativas ou remediais possíveis através da construção de políticas públicas para a zona costeira e marinha.
Posso fazer parte desta construção?
Sim! É muito importante que a sociedade civil faça parte desta construção, sugerindo caminhos, métodos de comunicação, pautas a serem abordadas e acompanhadas pelos parlamentares e pela Secretaria Executiva do GT-Mar. Além disso, é fundamental que contemos com o apoio e com a mobilização sobre assuntos relacionados à temática que constam nas pautas no Congresso Nacional.