Entre os dias 7 e 13 de junho, a Rede PainelMar esteve presente na 3ª Conferência da ONU sobre o Oceano (UNOC 3), realizada em Nice, França. O evento reuniu chefes de Estado, cientistas, parlamentares e organizações da sociedade civil para avançar na implementação do ODS 14. Durante a conferência, foram lançados, por exemplo, o Plano de Ação de Nice, o compromisso de entrada em vigor do Tratado de Alto-Mar (BBNJ) em 2026, além do reforço ao apelo internacional contra a mineração em águas profundas.
A Secretária Executiva e a Consultora de Advocacy da rede participaram de diversas atividades paralelas e plenárias estratégicas, como a Marcha Azul, o encontro da Coalizão Interparlamentar pela Proteção dos Oceanos — com a presença dos deputados Túlio Gadêlha e Marquito – e eventos voltados ao fortalecimento das áreas marinhas protegidas (meta 30x30x30), à valorização da pesca artesanal e à integração entre oceano e clima, com foco na COP30.
Um painel importante foi o evento paralelo “De Nice a Belém”, que teve como objetivo reforçar a integração entre as agendas de oceano e clima no cenário internacional, com foco na COP30, que será sediada no Brasil em 2025. Reunindo organizações da sociedade civil, movimentos sociais e especialistas, o encontro promoveu diálogos qualificados e a construção coletiva de estratégias para ampliar a ambição climática com base na conservação marinha.
Representando a Rede PainelMar, Carolina Cardoso, apresentou as expectativas da sociedade civil brasileira para a COP30, ressaltando a importância do mapeamento realizado junto a lideranças locais e a urgência de assegurar participação social efetiva na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à zona costeira e marinha, como o Planejamento Espacial Marinho (PEM).
A secretária do PainelMar trouxe a perspectiva da sociedade civil brasileira para as discussões, destacando a importância da participação social, dos saberes tradicionais e da defesa dos direitos das comunidades costeiras e dos povos do mar. Também acompanharam o lançamento da campanha internacional de proteção aos defensores dos oceanos e a construção de propostas para uma governança oceânica mais justa e inclusiva.
A Rede PainelMar segue comprometida em articular, mobilizar e incidir politicamente para garantir que os compromissos assumidos no cenário internacional reflitam em políticas públicas efetivas no Brasil, com justiça social, climática e proteção da biodiversidade marinha.
Fotos e Posts: